

Confesse… Você está temeroso em relação ao futuro do seu negócio! Nosso cenário econômico atual sugere cautela e cuidado ao micro e pequeno empresário, principalmente se o presidente interino não mudar a situação de desconfiança que impera em nosso país.
Por isso, é preciso controlar como nunca as finanças do seu negócio. E mais do que isso: você empresário, precisa ter atenção redobrada aos erros que podem levar qualquer empresa (inclusive a sua) para o buraco, principalmente em um momento onde a economia – ao que tudo indica – não ajudará tanto assim os pequenos negócios.
Por conta disso, elaboramos uma lista de erros fatais e perigosos que podem contribuir para a falência do seu empreendimento. Confira os cinco erros que podem levar qualquer negócio diretamente para o “buraco”.
Erro 1: não separar o pessoal do profissional
Você pode até achar meio clichê ou batido demais, porém é algo muito comum por aí. Confundir os gastos pessoais com os gastos da empresa, quase sempre, levam o negócio para o buraco.
Erro 2: plano de negócios
Começar uma empresa sem um plano de negócios, na opinião de muitos especialistas, pode ser o primeiro passo para o fracasso.
Erro 3: ausência de controle
O empreendedor não faz o controle de custos e também ignora qual é o volume de compra, de vendas, quais são os níveis do estoque ou a situação das finanças do negócio.
Erro 4: cantar vitória antes do tempo
Existem empreendedores que, depois de assinar alguns contratos, agem como se o dinheiro já estivesse na conta. Otimistas, contratam funcionários, compram equipamento, investem em melhorias. Basta um cliente voltar atrás para que as finanças virem um desastre.
Erro 5: abrir o negócio sem ter capital de giro
O capital de giro é o valor necessário para custear e manter as despesas operacionais da empresa. Esse montante precisa estar sempre disponível no caixa da empresa, de preferência com folga, e é muito importante tê-lo também ao abrir o negócio.
Tem dúvidas sobre o capital de giro? Confira abaixo um vídeo que pode te ajudar retirado do canal do youtube do SEBRAE de São Paulo: