

Antes de falarmos como surgiu o Inbound marketing, vamos falar um pouco sobre o marketing tradicional. Comprar anúncios em jornais, revistas, comerciais em televisão ou rádio; outdoor, outbus. Por muito tempo esses foram os principais meios de veicular a publicidade. As agências elaboravam o planejamento de marketing contemplando sempre as “melhores e maiores” mídias. Era como se ter um comercial passando na TV, por exemplo, transparecesse o sucesso do cliente, embora não garantisse que o público-alvo desejado fosse totalmente atingido. Isso por dois motivos: o público das grandes mídias bastante heterogêneo e a falta de métricas confiáveis que comprovassem os resultados.
Com a chegada da Internet, mais recentemente com o “boom” digital, com smartphones, acesso online em qualquer lugar, redes sociais, uma infinidade de facilidades e novas formas de relacionamento com o cliente, a maneira de se fazer comunicação mudou. Nasceu então o Marketing Digital. Mas não parou por aí, o meio digital, além de apresentar várias vantagens em relação ao meio offline (saiba mais aqui), criou novos consumidores, mais críticos, que buscam cada vez mais informações e conteúdos relevantes para si. Foi aí que surgiu o Inbound marketing. Uma nova abordagem ao marketing tradicional, que une as ferramentas utilizadas no marketing digital, mas propõe um modo mais eficiente de atingir esse usuário exigente por meio da atração com conteúdo de qualidade.

Também chamado de “novo marketing”, o método Inbound não usa fórmulas antigas, como as mencionadas acima, nas quais o foco está em comprar o interesse das pessoas e esperar que as vendas aconteçam. O Inbound marketing, tem como base a criação de conteúdo online de qualidade, específico para atrair e fidelizar espontaneamente o público-alvo de sua empresa, serviço ou produto. Quando você gera um conteúdo que leva em consideração os interesses do seu público, cria um ambiente de identificação com ele. Pessoas são atraídas para a sua empresa naturalmente, criando assim um relacionamento. A partir daí, elas podem ser convertidas em leads e, posteriormente, efetuarem compras.
Mas é importante ter em mente que o Inbound marketing não se resume a captação de leads por meio de conteúdo e, em seguida, fechamento da venda. É também o trabalho de transmissão do que é a sua marca, a experiência de consumi-la, viver a sua marca, fazendo com que o cliente tenha identificação com ela. Um ótimo exemplo é o site da Red Bull. A página principal é toda voltada a conteúdos relacionados a esportes de aventura, música e games, reforçando e validando a imagem que a Red Bull tem no mercado Só vamos encontrar um canal para compras em uma aba discreta na pagina principal.

O site da Red Bull disponibiliza conteúdo interessante, específico para atrair o público-alvo da marca
Quando falamos de Inbound, nos referimos a resultados escaláveis. O que significa isso? Significa que os resultados são construídos em etapas e o desempenho aumenta proporcionalmente a cada etapa ultrapassada. Esses são os estágios do Inbound marketing, que no próximo post abordaremos mais amplamente: atrair; converter; fechar; encantar. É bom lembrar ainda, que todas essas etapas demandam tempo, investimento financeiro e todas elas têm igual importância no resultado final. O Inbound não é o tipo de marketing rápido, até porque atrair e construir uma relação com um público-alvo determinado não é das tarefas mais rápidas e gerar conteúdo específico requer qualificação. Portanto, é preciso paciência para colher os frutos a médio, longo prazo. Mas tenha a certeza de que os resultados serão maiores e melhores que os obtidos com o marketing tradicional.
Tem alguma dúvida sobre Inbound Marketing? Deixa nos comentários, que vamos te responder.