

A internet desconstruiu as barreiras geográficas e possibilitou a comunicação em tempo real. São diversas ferramentas que nos permitem conhecer mais pessoas, lugares, empresas, produtos, serviços e uma infinidade de coisas. Podemos, por exemplo, com google maps, passear pelas ruas de Nova Iorque sem sairmos do Brasil ou sabermos, nesse exato momento, o que é notícia na Austrália. E por que não aproveitar essas e outras vantagens que a internet oferece e utilizá-la como estratégia empresarial?
É hora de o seu negócio aparecer na rede. Acredite! O seu concorrente provavelmente está lá. Mas se você ainda tem dúvidas, confere nossa lista de motivos para incluir a sua marca na web.
1. Os seus clientes estão na internet
O número de pessoas que usa a internet no Brasil e no mundo é cada vez maior. Segundo o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2016: Dividendos Digitais, estudo realizado pelo Banco Mundial, o Brasil está em quinto lugar em número de usuários de internet, atrás apenas da China, dos Estados Unidos, da Índia e do Japão. No Brasil, grande parte desse crescimento tem relação com o aumento do uso de dispositivos portáteis com acesso à web. Falamos mais disso aqui. Mas vamos simplificar. Mais usuários de internet significa mais clientes em potencial. Considerando que grande parte da sua cartela de clientes já está inserida nessa parcela de usuários que acabamos de citar, existe a possibilidade de prospectar novos, de outras cidades, estados e até país diferente.
Lembre-se, assim como os seus clientes, os seus concorrentes também estão na web. Por isso, além de marcar presença na rede, é importante traçar uma estratégia eficaz de marketing digital que alcance efetivamente o seu público alvo.
2. Barreiras não existem
Já falamos que a internet extinguiu as barreiras geográficas. Hoje, conseguimos efetuar uma compra em um site estrangeiro com a mercadoria chegando em nossa casa. Dessa forma, ampliou-se o leque de clientes e por mais clichê que pareça, não existe mais limitação geográfica, a sua empresa pode ter clientes espalhados por todo o mundo. Não estamos dizendo que manter um e-commerce seja uma tarefa fácil. Mas com planejamento, ferramentas adequadas é completamente viável. Além disso, na web, o seu negócio está sempre visível e ativo 24h por dia, todos os dias da semana. É uma vitrine permanente.

Outra barreira extinta foi a da comunicação. Com a internet a comunicação se dá em tempo real. Por exemplo, um conteúdo que foi postado em sua fanpage chegará em segundos a vários de seus clientes, se eles seguem a sua página. É possível interagir muito mais rápido, de maneira eficiente. Isso proporciona maior contato com o seu consumidor, tornando a relação mais dinâmica. Conhecendo de verdade o seu público alvo é possível adaptar as estratégias de marketing digital para atendê-los melhor.
3. Melhor custo-benefício
Neste item, condensamos três vantagens que a internet oferece em relação ao meio off-line: mensuração; otimização; custo-benefício. Mensuração nos referimos a possibilidade de quantificar, e, principalmente, analisar os resultados no meio digital. Imagine que você colocou um anúncio em um outdoor, você tem como contabilizar quantas pessoas visualizaram o sua publicidade? A resposta é não. Já na internet, existe várias ferramentas que informam quantas pessoas foram alcançadas, em que dia, em que horários, quantos se tornaram cliente, quantos efetuaram compras após o seu anúncio nas mídias digitais. A web disponibiliza um registro das atividades de seus usuários, basta ter as ferramentas corretas para acessar esses dados e saber interpretá-los para desenvolver um marketing digital eficaz.
A otimização está ligada a mensuração. Por exemplo, considere que a sua empresa gerou um anúncio no Facebook por um mês. Será que é preciso esperar um mês, a campanha acabar, para só então analisar os dados e entender o que surtiu efeito e o que não surtiu efeito? Não. Na internet a mensuração dos resultados é constante e é aqui que entra a otimização. Averiguou as métricas, percebeu que o anúncio não está reagindo da forma esperada? É possível otimizar esse anúncio rapidamente, seja mudando a linguagem, a abordagem ou os horários em que ele é veiculado. Essa é uma grande vantagem em relação ao meio off-line. Os ajustes na publicidade podem ser feitos rapidamente sem gerar novos custos.
Com a facilidade de mensurar resultados e otimizar as campanhas rapidamente sem gastos adicionais já dar para perceber que o custo-benefício de investir no meio digital é maior que o tradicional (off-line). Além disso, com um mesmo orçamento é possível alcançar um número bem maior de pessoas no meio digital do que utilizando uma mídia off-line. A internet oferece ainda, diversas opções para todos os tipos de bolsos de quem deseja estar presente na internet. Seja site, redes sociais, e-mail marketing, anúncios, podcasts, blogs, aplicativos. O que devemos ter em mente é que antes de nos projetarmos na web, precisamos de uma estratégia de marketing digital bem definida. A partir dai, saberemos qual o meio que melhor se encaixa em nossa necessidade.